UNIDADE 1 – Atividade 1
Tema e formulação da pergunta de partida
Nome: Giovana Morgan Sélia
Turma: 04 PSD
Disciplina: Pesquisa e Saber Docente
Tema: Planejamento de formação dos professores para o uso
das mídias.
Pergunta de Partida:
Como os professores estão utilizando as tecnologias disponíveis na sua prática
educacional, a partir das formações continuadas recebidas referentes as mídias
educacionais?
A)
Relatar uma experiência pedagógica realizada
pessoalmente por você, em função de alguma atividade desenvolvida durante o
curso ou por ele motivado.
Trabalhando no Núcleo de
Tecnologia Municipal de Nova Venécia – ES como formadora e sendo aluna do curso
de especialização Tecnologias na Educação, desenvolvi durante o ano de 2012
formações aos profissionais da educação do município de Nova Venécia com o
objetivo principal de contribuir para a inclusão digital desses profissionais,
buscando motivá-los, familiarizá-los e prepará-los para utilizar todos os
serviços e recursos disponíveis pelas mídias encontradas em suas escolas, bem
como levá-los a refletir sobre a importância das tecnologias nos dias atuais e
o impacto que essas tecnologias digitais trazem para a nossa sociedade em
geral, refletindo em nossos alunos nas
salas de aula.
Conhecer um
novo sistema operacional, no nosso caso o Linux Educacional, foi o nosso maior
desafio encontrado, principalmente por ser um sistema desconhecido tanto por
parte dos alunos como por parte dos professores, e ainda deixando a desejar em
alguns aspectos, porém com alguns recursos disponíveis gratuitamente que
fizeram e fazem a grande diferença em algumas escolas que ainda não possuem
conexão de internet, recursos esses que
são: Conteúdos Educacionais, Domínio Público, TV ESCOLA, Portal do Professor,
Programas Educacionais, Objetos Educacionais dentre outros.
Durante todas as formações
oferecidas procuramos demonstrar que o conhecimento técnico das máquinas e seus
aplicativos, do sistema operacional e tudo o que ele oferece é muito importante
na prática pedagógica, mas, sempre buscamos estimular os professores a refletir
sobre o porquê e para que utilizar essas
tantas tecnologias, desenvolvendo assim atividades significativas na sua
prática docente para que possam ser
utilizadas mesmo necessitando ser adequadas
as diversas realidades encontradas no município.
Planejar formações envolvendo as
tecnologias não é tarefa fácil, pois numa mesma turma encontraremos sempre
níveis de conhecimentos e de apropriações tecnológicas bem diferentes, desde
aqueles que não sabem colocar um acento nas palavras, até aqueles profissionais
que já desenvolvem atividades temáticas e projetos vinculados ao seu currículo
e planejamento, tornando assim um grande desafio a nossa prática para buscar e
promover equilíbrio entre os cursistas, incentivando as habilidades e
reconhecendo as diferenças e dificuldades de cada um .
É importante que nas formações os
professores sejam estimulados a refletir sobre as mudanças que hoje encontramos
em nossas salas de aula, diferentes de alguns anos atrás, buscando assim tomar
consciência do seu papel de educador nesse processo e também do papel das
tecnologias na vida cotidiana dos alunos. É importante compreender que a
construção do conhecimento pode ser feita a partir dessa conscientização, participando
efetivamente desse processo, contribuindo assim para que a qualidade do ensino
melhore e incluindo socialmente os alunos.
Durante as formações as trocas de
experiências, de opiniões entre os cursistas, o compartilhamento das
facilidades e dificuldades são momentos riquíssimos para se aprender e ensinar.
As aulas são preparadas para
potencializar as contribuições individuais, em duplas ou coletivas, de acordo
com os objetivos propostos das atividades e da relação entre o número de
cursistas e o número de máquinas disponíveis.
As tecnologias educacionais têm
um grande potencial de promover e intensificar o processo ensino-aprendizagem,
e os profissionais da educação, tanto os professores como os gestores precisam
se valer desses instrumentos para que a aprendizagem seja realmente mais ativa,
colaborativa e interaja efetivamente com o que se passa dentro da escola e o
que está fora da escola.
A cada formação concluída
percebe-se o crescimento dos professores, sua autonomia e segurança em relação
ao manuseio das máquinas, mas principalmente em suas atuações nas salas de
aula, promovendo e desenvolvendo atividades e projetos vinculados as
tecnologias, permitindo aos alunos se fortalecerem na aprendizagem e incluindo-os na educação digital.
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