Giovana

Este blog têm por finalidade as postagens de materiais para o desenvolvimento do meu TCC do curso de especialização Tecnologias em Educação

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pesquisa e Saber Docente - Pergunta de Partida



UNIDADE 1 – Atividade 1
Tema e formulação da pergunta de partida
Nome: Giovana Morgan Sélia
Turma: 04 PSD
Disciplina: Pesquisa e Saber Docente
Tema: Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias.
Pergunta de Partida: Como os professores estão utilizando as tecnologias disponíveis na sua prática educacional, a partir das formações continuadas recebidas referentes as mídias educacionais?

A)    Relatar uma experiência pedagógica realizada pessoalmente por você, em função de alguma atividade desenvolvida durante o curso ou por ele motivado.
Trabalhando no Núcleo de Tecnologia Municipal de Nova Venécia – ES como formadora e sendo aluna do curso de especialização Tecnologias na Educação, desenvolvi durante o ano de 2012 formações aos profissionais da educação do município de Nova Venécia com o objetivo principal de contribuir para a inclusão digital desses profissionais, buscando motivá-los, familiarizá-los e prepará-los para utilizar todos os serviços e recursos disponíveis pelas mídias encontradas em suas escolas, bem como levá-los a refletir sobre a importância das tecnologias nos dias atuais e o impacto que essas tecnologias digitais trazem para a nossa sociedade em geral, refletindo em  nossos alunos nas salas de aula.
Conhecer um novo sistema operacional, no nosso caso o Linux Educacional, foi o nosso maior desafio encontrado, principalmente por ser um sistema desconhecido tanto por parte dos alunos como por parte dos professores, e ainda deixando a desejar em alguns aspectos, porém com alguns recursos disponíveis gratuitamente que fizeram e fazem a grande diferença em algumas escolas que ainda não possuem conexão de internet, recursos  esses que são: Conteúdos Educacionais, Domínio Público, TV ESCOLA, Portal do Professor, Programas Educacionais, Objetos Educacionais dentre outros.
Durante todas as formações oferecidas procuramos demonstrar que o conhecimento técnico das máquinas e seus aplicativos, do sistema operacional e tudo o que ele oferece é muito importante na prática pedagógica, mas, sempre buscamos estimular os professores a refletir sobre o porquê e para que  utilizar essas tantas tecnologias, desenvolvendo assim atividades significativas na sua prática docente para que possam  ser utilizadas mesmo necessitando ser  adequadas as diversas realidades encontradas no município.
Planejar formações envolvendo as tecnologias não é tarefa fácil, pois numa mesma turma encontraremos sempre níveis de conhecimentos e de apropriações tecnológicas bem diferentes, desde aqueles que não sabem colocar um acento nas palavras, até aqueles profissionais que já desenvolvem atividades temáticas e projetos vinculados ao seu currículo e planejamento, tornando assim um grande desafio a nossa prática para buscar e promover equilíbrio entre os cursistas, incentivando as habilidades e reconhecendo as diferenças e dificuldades de cada um .
É importante que nas formações os professores sejam estimulados a refletir sobre as mudanças que hoje encontramos em nossas salas de aula, diferentes de alguns anos atrás, buscando assim tomar consciência do seu papel de educador nesse processo e também do papel das tecnologias na vida cotidiana dos alunos. É importante compreender que a construção do conhecimento pode ser feita a partir dessa conscientização, participando efetivamente desse processo, contribuindo assim para que a qualidade do ensino melhore e incluindo socialmente os alunos.
Durante as formações as trocas de experiências, de opiniões entre os cursistas, o compartilhamento das facilidades e dificuldades são momentos riquíssimos para se aprender e ensinar.
As aulas são preparadas para potencializar as contribuições individuais, em duplas ou coletivas, de acordo com os objetivos propostos das atividades e da relação entre o número de cursistas e o número de máquinas disponíveis.
As tecnologias educacionais têm um grande potencial de promover e intensificar o processo ensino-aprendizagem, e os profissionais da educação, tanto os professores como os gestores precisam se valer desses instrumentos para que a aprendizagem seja realmente mais ativa, colaborativa e interaja efetivamente com o que se passa dentro da escola e o que está fora da escola.
A cada formação concluída percebe-se o crescimento dos professores, sua autonomia e segurança em relação ao manuseio das máquinas, mas principalmente em suas atuações nas salas de aula, promovendo e desenvolvendo atividades e projetos vinculados as tecnologias, permitindo aos alunos se fortalecerem na aprendizagem e  incluindo-os na educação digital. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário