Giovana

Este blog têm por finalidade as postagens de materiais para o desenvolvimento do meu TCC do curso de especialização Tecnologias em Educação

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

TCC - Escolha e justificativa



Unidade 2- Atividade 3
TCC – Escolha e justificativa
Nome: Giovana Morgan Sélia
Turma: Grupo 4 – PSD
Orientadora: Flávia Lopes Lobão
Tema: Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias.
Objetivo do trabalho:
As tecnologias digitais estão presentes em toda a sociedade contemporânea, alterando o nosso modo de vida e nos fazendo dependentes dessas ferramentas. Tal incorporação repercute em nossas ações, modos de pensar, modos de conhecer, modos de comunicar e em nossas relações com o outro, com o mundo e com o conhecimento. A educação não fica alheia a isso, assim se faz necessário adaptar as práticas pedagógicas de sala de aula às tecnologias disponíveis na escola.
Para que efetivamente ocorra essa inclusão digital dos professores e gestores escolares, surge a necessidade de oferecer a tais profissionais formações relacionadas às mídias educacionais e suas funcionalidades. É necessário  orientá-los sobre a vasta produção de softwares e páginas da web com várias possibilidades de atividades e jogos pedagógicos. Esses materiais podem agregar ao seu currículo escolar e, sobretudo, favorecer aos professores uma postura crítica e uma predisposição para uma aprendizagem permanente que otimize o processo de construção do conhecimento.
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as formações sobre as tecnologias educacionais, oferecidas aos profissionais da educação do município e identificar como isso está sendo aplicado em forma de conhecimento apropriado em sala de aula, bem como os desafios sobre tal questão encontrados nas escolas.
Tipo de trabalho: Relato de Experiência.  Justificativa:
Com vistas à universalização das tecnologias na educação, trabalhando no Núcleo de Tecnologia Municipal de Nova Venécia – ES como formadora dos cursos do Proinfo e sendo aluna do curso de especialização: Tecnologias na Educação, desenvolvi durante o ano de 2012 formações aos profissionais da educação municipal. Visando realizar um trabalho voltado para a melhoria da qualidade do ensino disseminando o uso pedagógico dos recursos tecnológicos e contribuindo para a inclusão digital desses profissionais. Busquei motivá-los, familiarizá-los e prepará-los para utilizar todos os recursos disponíveis pelas mídias encontradas nas escolas.
Importante destaque foi dado sobre a necessidade de se construir uma postura crítica em relação ao uso das tecnologias e suas contribuições para o ensino, bem como o fortalecimento da predisposição de uma aprendizagem permanente enquanto professor.
Durante todo o curso surgiram várias dificuldades relacionadas as mais diversas realidades, e essa troca de experiências tornou-se ao final um grande aprendizado, fortalecendo a todos e enriquecendo suas práticas
Porém, o nosso contato com os professores se reduzia apenas as aulas presenciais no NTM, surgindo uma necessidade de acompanharmos mais de perto o que eles estavam aplicando em salas de aula, ou seja,  o conhecimento adquirido durante as formações. Passamos, então, a acompanhar melhor esses profissionais em suas atuações nas escolas, através de relatórios bimestrais enviados ao NTM, e através de visitas pedagógicas  realizadas periodicamente em todas as escolas do município.
Com tantas mudanças ocorrendo dentro das escolas, alguns profissionais veem isso como um grande problema, outros algo inevitável. Ainda assim precisamos  buscar nos apropriar da melhor maneira, como diz Demo, 2000c:
                          a inovação advinda do conhecimento é hermeneuticamente circular, ou seja, ao mesmo tempo que é aquilo que a tudo inova, também é aquilo que mais depressa envelhece; assim, o cerne da vida profissional é sua renovação permanente, não estoque estático de conhecimento; é preciso, impreterivelmente, saber reconstruir conhecimento, não permanecer apenas ao nível instrucionista da transmissão.
Todo esse processo de mudanças na educação não é fácil, nem uniforme e vai acontecendo aos  poucos, por isso a postura do professor é tão importante para que o diálogo se estabeleça no ambiente digital. Deve ser confiante no sujeito que aprende e em si mesmo, fortalecendo laços e aumentando a motivação. Moram (2003, p.23) fala da “importância de motivar alunos para o curso, criar boas expectativas, estabelecer laços de confiança, facilitando o processo de aprendizagem”.
É importante pensar e refletir também que não basta ter uma grande quantidade de informação; é necessário que essa informação seja transformada em conhecimento, contribuindo assim para a autonomia do sujeito, por isso é tão importante despertar a criticidade nos alunos e professores.
Para Munhoz (2002, p.42), “a utilização de tecnologia na educação não é uma novidade”, a autora ressalta ainda “que a sua utilização intensiva exige cuidados especiais na formação dos professores que atuam nesses ambientes”, e também fala da necessidade de “um acompanhamento da equipe gestora das escolas para garantir padrões mínimos de qualidade na educação”.
Sabemos das dificuldades em oferecer e realizar cursos de formação continuada na área de tecnologia educacional, mas entendemos que uma abordagem participativa oferece, no entanto, o potencial para maximizar a destreza e eficácia em alinhar desafios e restrições com iniciativas e soluções na busca de um ensino melhor.
Referências Bibliográficas:
DEMO, P. Ensino Superior no Século XXI: Aprender a Aprender. PUCRS, 2002/02.
FREITAS, E. R. N.; BICALHO, M. G. P.; SOUZA, M. C. R. F.; NETTO, C.M. Informática e educação no ensino superior; reflexões sobre a relação com o saber de estudantes de cursos da área de computação, RBIE volume 20, número 2, 2012.
SOEK, A. M.; HARACEMIV, S. M. C. O professor/tutor e as relações de ensino e aprendizagem na educação a distância. RBDA, volume 7 – 2008.
XAVIER, S. L. C. A afetividade nas inter-relações professores e alunos no ambiente digital – ABED – volume 6 – 2007.        

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